em ISO 14001

Depois de muito esperar, a ABNT NBR ISO 14001 2015 saiu. Uma nova versão que vem ao encontro de necessidades latentes do chamado mundo moderno. A norma prevê uma otimização no sistema de gestão, valendo-se de todo o aparato tecnológico da atualidade, além da necessidade de repensar a relação entre o homem, a sociedade e o meio ambiente. As modificações despertaram dúvidas sobre os próximos passos, a partir da publicação da mesma. Vale a pena entender melhor sobre esta novidade no cenário das organizações.

A nova versão da ABNT NBR ISO 14001 – ABNT NBR ISO 14001 2015 lança luz sobre a importância da avaliação, manutenção e implementação dos sistemas de gestão dentro das organizações como forma assertiva de alcançar a excelência pretendida ao longo dos processos. Além disto, vale ressaltar o caráter econômico da atualização, propondo uma redução significativa dos custos e a expansão dos indicadores de resultados e, como consequência o aumento dos lucros nas empresas.

A redação da nova versão traz alguns pontos interessantes, que devem ser considerados e interpretados, do ponto de vista da melhoria da gestão. A nova versão propõe uma participação direta da alta direção das organizações, além de dar um norte sobre o impacto na vida prática de milhares de empresas. O texto publicado pela ISO – International Organization dor Standardization elenca as seguintes mudanças e necessidades:

Desenvolvimento Sustentável

A nova versão aponta uma tendência mundial de buscar um equilíbrio entre o meio ambiente, sociedade e economia. A tão falada “sustentabilidade” surge como tônica na redação da ABNT NBR ISO 14001 – ABNT NBR ISO 14001 2015. A preocupação com o meio ambiente ganha destaque, principalmente devido a cobrança social sobre uso de recursos naturais, gestão inadequada dos resíduos, emissões de gases poluentes, entre outros.

A nova norma traz a urgência e o desafio de pensar em resultados dentro de uma organização, a partir de desenvolvimento sustentável, implementando alternativas ecologicamente corretas que aliem lucros, crescimento da empresa, projeção de mercado e objetivos ambientais integrados na cadeia produtiva.

 Gestão Ambiental Estratégica

O reconhecimento da importância da Gestão Ambiental Estratégica aparece como uma das principais mudanças da nova versão. O texto inclui a problemática ambiental no escopo do planejamento estratégico e um negócio e, desta forma, assegura que os objetivos mercadológicos da organização estejam alinhados às premissas ambientais.

A nova versão da ABNT NBR ISO 14001 – ABNT NBR ISO 14001 2015 convoca a Alta Gestão para engajar-se na causa ambiental, incluindo indicadores que revelem esta preocupação, dentro de um viés de lucro sustentável, de uma empresa que deseja além de se certificar, obter o resultado almejado.

Gestão de Risco

Dentro da urgência de revisar o planejamento estratégico, com a inclusão de indicadores ambientais, a nova norma propõe a inclusão do conceito de risco ambiental e oportunidades.

A partir da interpretação da mesma, risco é o efeito da incerteza de um evento; e a incerteza é considerado o estado, mesmo que parcial, de deficiência de informações relacionadas com entendimento ou conhecimento de um evento, sua consequência ou probabilidade.

Este ponto da nova versão da norma reconhece que certos eventos podem ter repercussões muito mais amplas do que ambientais, como repercussões sociais e econômicas, podendo representar consequências para as comunidades vizinhas e/ou para a reputação/credibilidade e saúde financeira da organização e sua marca.

No cotidiano das organizações, devem ser adotadas e mantidas medidas de controle, e, preferencialmente, preventivas para além dos aspectos significativos, considerando também os eventos ou condições que representem maior risco para a organização, como aqueles que possam abalar a reputação de sua marca ou mesmo sua relação com a comunidade e demais partes interessadas.

Melhoria Contínua                 

A nova versão da ABNT NBR ISO 14001 – ABNT NBR ISO 14001 2015 adequa um dos mais importantes conceitos das normas de sistema de gestão certificáveis, com o objetivo de deixar mais claro o enfoque da norma. A preocupação concentra-se muito mais na “melhoria do desempenho ambiental” do que na “melhoria do sistema de gestão”, previstos em redações anteriores.

Só pode ser caracterizado como processo de melhoria contínua aquele que culmine na redução de geração de resíduos, efluentes, emissões atmosféricas e outras formas de poluição, do contrário, a Melhoria Contínua não será legitimada.

Abordagem de Ciclo de Vida

Além da exigência do gerenciamento de aspectos ambientais relacionados a bens e serviços adquiridos, as empresas passam a ser cobradas pela ampliação de controles e influência para os aspectos ambientais associados com a utilização de produtos, desde o desenvolvimento e fabricação do produto utilizado, até o tratamento ou disposição final dos mesmos.

Adaptação às mudanças da ABNT NBR ISO 14001 versão 2015

É comum que mudanças, tais como a nova versão daABNT NBR ISO 14001 – ABNT NBR ISO 14001 2015, gere impactos consideráveis dentro das organizações, além de resistência e conflito observados nas partes interessadas no projeto. Para minimizar estes impactos é necessário investir em planejamento e comunicação assertiva sobre o que muda, como a empresa fará a transição, os prazos para que isto ocorra e as boas práticas necessárias para a certificação e implementação.

O planejamento estratégico passa pela esfera de avaliar e diagnosticar as condições da organização como um todo, para entender e prever o tempo e recursos necessários para uma transição eficiente e sem impactos nos resultados almejados.

Fica clara a importância de uma participação ativa da Alta Direção no processo de transição e manutenção dos itens propostos na redação da nova norma. Desta forma, será possível o entendimento acerca do valor estratégico dos indicadores ambientais, conferindo, consequentemente, importância ambiental aos indicadores estratégicos.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar