As Boas Práticas de Fabricação são voltadas para o setor alimentício e garantem que o consumidor final possa receber alimentos de alta qualidade, produtos selecionados e que atendam todas as regras no que se refere aos padrões de excelência na fabricação. Inspecionados e aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão que regulamenta a produção.
Isso faz com que uma indústria se torne muito mais confiável e tenha controle sobre o que é produzido e ofertado aos clientes. Tornando-se obrigatória, afim de que possam sempre oferecer melhores produtos. Evitando por exemplo a propagação de diversas doenças que podem ser transmitidas por meio dos alimentos quando a empresa responsável pela fabricação não atende as BPF.
O que são as BPF?
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, com intuito de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos, e variam de acordo com cada setor de fabricação.
A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e serviço de alimentação, e também específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos.
Compete aos Serviços de Vigilância Sanitária Estaduais e Municipais o estabelecimento de normas complementares, de forma a abranger aspectos sanitários mais específicos à sua localidade, não podendo contrariar as normas federais.
Finalidade
As normas que estabelecem as chamadas Boas Práticas de Fabricação estabelecem requisitos fundamentais que vão desde a instalação da indústria, passando por rigorosas regras de higiene pessoal e limpeza do local de trabalho, até a descrição, por escrito, dos procedimentos envolvidos no processamento do produto. Foram elaboradas para que o consumidor tenha maior garantia sobre o que está comprando e consumindo.
Um processo de produção devidamente organizado e ordenado dentro dos princípios estabelecidos dos BPF facilita a gestão de fabricação em toda cadeia de produção, permitindo a identificação de falhas operacionais ou administrativas, que possam ocorrer durante o processo produtivo, facilitando e otimizando os custos de correção, reduzindo ou eliminando os prejuízos operacionais, que possam prejudicar e contribuir para inviabilizar o negócio.
A VP Consultoria e Treinamento é especialista na implantação das normas que regem as Boas Práticas de Fabricação, e pode te orientar com segurança e praticidade.