em Gerenciamento de tempo

O tempo é algo precioso que passa rapidamente diante dos nossos olhos. Nem sempre sabemos como otimizá-lo e usá-lo ao nosso favor. Tarefas de casa, filhos, trabalho, projetos pessoais e lazer se tornam um emaranhado de afazeres se não forem bem organizados, além da procrastinação atrapalhar todo o foco para tais obrigações diárias.

Gerenciamento de tempo nada mais é do que administrar e organizar o tempo para que exista tranquilidade e produtividade na execução de tarefas. Por mais simples que pareça, gerenciar tempo não é nada fácil. Demanda dedicação, muita organização e planejamento. Procrastinar gera acumulações que te atrapalham no cotidiano e desenvolve bloqueios psicológicos, como negatividade, perda de foco e pode até levar a ansiedade e depressão.

Alguns hábitos, práticas e estratégias podem desenvolver uma gestão de tempo mais eficiente e criar um dia a dia mais saudável:

☑Tenha organizadores (caderno, planner, mural, post it, agenda, aplicativos de tarefas). Eles te orientam visualmente sobre o que fazer e quando.

☑Estipule prazos e horários para suas tarefas durante o dia. Quanto mais específico, maior será o resultado.

☑Estabeleça o que é prioridade, o que é relevante e o que tem menos importância. Essa escala dá mais clareza do que deve ser realmente feito imediatamente e o que pode ser deixado para um outro momento.

☑Concentre-se em uma atividade de cada vez. Dedique-se mais e melhor para terminar mais rápido e ter um resultado mais produtivo.

☑Detalhe todos os processos necessários para realizar uma tarefa. Desse modo você entende quanto tempo ela realmente levará para ser realizada e o tipo de esforço necessário para executá-la.

☑Pense positivo. Pensamentos como “tenho muita coisa para fazer, não vai dar tempo” ou “não quero fazer isso agora, farei depois” desestimulam seu empenho, te levam a procrastinar e arrastam para uma baixa satisfação pessoal.

☑Comprometa-se sinceramente. O empenho facilita os novos hábitos e mesmo que um contratempo apareça você estará preparado para reverter a situação de forma objetiva.

Harmonizar o dia a dia é fundamental para ganhar tempo em novos projetos e para administrar melhor os momentos no trabalho e com a família. Gerencie o seu tempo e ganhe benefícios em todos os aspectos físicos e mentais da sua vida!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar