A corrida contra o tempo continua, desde o início de 2018 muitas empresas estão na correria, com o intuito de regularizar o seu sistema de gestão da qualidade. O período de transição da ISO 9001:2015 já está com os dias contados e segundo dados levantados pela ISO, cerca de 20 mil empresas brasileiras correm o risco de perder seu certificado, caso não se adequem a nova especificação da norma.
Com a data limite de migração cada vez mais próxima, a procura de empresários dos mais diversos segmentos, por órgãos regulamentadores tem aumentando. A ISO estabeleceu um prazo de três anos para a migração da ISO 9001/2008 para a versão 2015, ressaltando que este período começou a contar a partir da publicação da norma, em setembro de 2015.
O prazo máximo para realizar a transição para a NBR ISO 9001:2015 é até 14 de setembro de 2018, não deixe para a última hora e evite possíveis transtornos, tendo em vista que o processo pode se apresentar complexo para alguns tipos de empresa. Se ainda restam dúvidas sobre o processo, nós ajudamos você! A VP Consultoria e Treinamento, conta com uma equipe altamente capacitada e oferece treinamentos para a transição e implantação dessa e outras normas, afim de que seus clientes obtenham sempre os melhores resultados em seu sistema de gestão de qualidade.
De acordo com Valdir Pivatto, diretor da VP e especialista em sistema de gestão integrado, esse processo de transição pode demandar um pouco mais de trabalho, porém os resultados obtidos ao final dessa jornada serão compensadores e farão com que as organizações atuem com uma garantia total de excelência nos serviços prestados. É importante lembrar que o cancelamento da validade do certificado gera um alto risco e coloca em xeque a credibilidade das empresas, ocasionando até em quebra de acordos comerciais que exigem a certificação ISO 9001 em sua versão atualizada.
Entendendo a ISO 9001
A ISO 9001 é um conjunto de requisitos que traz todas as especificações para uma empresa implementar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), com o objetivo de garantir que a solução oferecida seja compatível com as necessidades e as expectativas dos clientes em relação aos termos técnicos e funcionais, garantindo que seja cumprido aquilo que o consumidor espera.
É uma norma internacional, que cria um padrão e um alinhamento das empresas quando o assunto é qualidade. No Brasil a ABNT (associação Brasileira de Normas Técnicas) é a responsável por traduzir e publicar normas.