Dentro de uma empresa existem processos que estabelecem a ordem e o êxito nos diversos setores de trabalho. No ambiente empresarial, a gestão de qualidade é um dos conceitos mais importantes no cenário atual e mantém a ordem e o padrão mínimo na execução dos setores.
O conceito de qualidade dentro de uma empresa se dá pela organização e fiscalização de um sistema de operações que se gerenciados da forma correta podem evitar possíveis problemas em produtos ou serviços de determinado negócio e podem garantir a satisfação dos clientes. Além disso, a gestão de qualidade orienta a equipe para que trabalhe em sintonia, com energia e se relacione internamente de forma positiva. Como um benefício interno e externo, a gestão de qualidade demonstra preocupação com colaboradores e clientes, melhorando o processo industrial como um todo.
Os estudos sobre qualidade nas empresas tiveram início com o físico norte americano Walter Andrew Shewart, também criador do ciclo PCDA. Atualmente, a gestão de qualidade é aplicada com alguns pontos relevantes que garantem maior êxito nos negócios do mundo moderno:
☑Buscar a melhora e inovação constante do serviço, produto e processos na indústria;
☑Focar na satisfação dos clientes;
☑Criar e fiscalizar a execução dos planejamentos para que seja uma ação cada vez mais assertiva;
☑Abranger uma rede entre todos da empresa para que se discutam processos, busquem melhorias contínuas e tenham consciência coletiva;
☑Preocupar com a motivação dos colaboradores e incentivá-los no ambiente corporativo;
☑Observar falhas, aplicar correções e criar métodos preventivos para tais problemas.
ISO 9001
A NBR ISO 9001 é uma norma que estabelece padronizações para a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade nas empresas. Uma empresa que cumpre os requisitos dessa certificação garante um produto ou serviço muito mais eficaz para o cliente, além de conquistar a confiança de seus colaboradores.
A VP Consultoria e Treinamento realiza a implantação da certificação e oferece o suporte técnico para que as normas do Sistema de Gestão de Qualidade sejam devidamente aplicadas e atualizadas.